terça-feira, 5 de abril de 2011

Quem sou como Professor e Aprendiz


A profissão docente vem passando por transformações bruscas, exigindo um novo olhar, tanto por parte da sociedade como do próprio profissional. Olhar esse, que possa visualizar a complexidade da vida do homem moderno, em que as informações perpassam por todos os lugares, o conhecimento não é mais só adquirido dentro da Escola, em situações privilegiadas de poucos. O acesso à Escola é universalizado, independente de credo, cor ou raça, todos tem direito a Escola, apenas com o enfrentamento da permanência destes educando com qualidade. Garantia essa, que o processo educacional formal deverá promover, capaz de agenciar a inclusão social aos menos favorecidos.
Nessa perspectiva, ser professor hoje é reconhecer as mudanças do mundo moderno, que mais do que nunca, exige do educando e do educador assimilação qualitativa do conhecimento; ainda com a necessidade, pelo professor, de reconhecer as singularidades dos indivíduos, sua evolução cognitiva e seu contexto social e cultural. Ser ainda capaz de ensinar e aprender simultaneamente, ressignificando suas metodologias com o uso das tecnologias de informação e comunicação, tanto na sua formação como no processo de ensino e aprendizagem.
Na visão de Valente as pessoas aprendem de diferentes maneiras, por isso deverão ficar expostos a diferentes ambientes de aprendizagem, estímulos capazes de atender às suas especificidades. Considera ainda, que o educador do futuro é aquele que tem capacidade de despertar no outro o desejo de aprender e ao mesmo tempo também de ensinar, rompendo com o paradigma de que o professor ensina e o aluno aprende.

Nenhum comentário:

Postar um comentário